Por: A Tribuna
24/10/2023
10:10

Não é raro você ler a palavra “mussarela” em anúncios de ofertas nos balcões de frios dos supermercados. Nas geladeiras, você encontra o mesmo produto embalado trazendo, novamente, a palavra com dois “s”. Porém, basta uma simples consulta num dicionário e até mesmo no Google para saber que o correto é muçarela, com “ç”.

Pode-se dizer que são raros os cartazistas dos supermercados que arriscam confeccionar cartazes utilizando o “ç” no lugar dos dois “s”. Para muitos, o principal motivo de não escrever de forma correta é o desconhecimento ou até mesmo o fato de a palavra com os dois “s” ser aceita como correta pela maioria das pessoas. Cartazistas ouvidos por A Tribuna falaram que fazer cartazes utilizando o “ç” resultaria em “presta atenção” dos clientes.

Numa simples consulta sobre o assunto na internet, o site Mundo da Educação diz o seguinte sobre o assunto: “Estamos tão acostumados com a palavra mussarela escrita com dois ‘s’ que o erro cristalizou-se. Quando imaginamos o vocábulo, dificilmente ele surge na memória com uma grafia diferente, não é mesmo? Pois então, a verdade é que a maioria de nós aprendeu errado ou se acostumou a encontrar a palavra repetidamente escrita de maneira equivocada. A grafia correta é muçarela, com cê-cedilha. Achou estranho e até mesmo feio? Mas, gostando ou não, é assim que a palavra está registrada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, o VOLP, publicado pela Academia Brasileira de Letras”.

Completa ainda o mesmo site: “A forma mussarela ainda é a mais usada e até aparece registrada em alguns dicionários em virtude de sua ampla difusão. Contudo, essa grafia não está de acordo com o nosso sistema ortográfico vigente, portanto não consta no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da ABL. Sendo assim, mesmo sob protestos dos incrédulos (sim, é difícil acreditar que muçarela seja a forma correta), é importante que você siga a norma para não errar na modalidade escrita, afinal de contas, quando você for prestar um concurso ou vestibular, o que vale é a regra, certo?”.

Em Amparo, o poeta e jornalista Marcelo Henrique faz constantemente publicações nas redes sociais sobre a Língua Portuguesa.  “Mussarela ou muçarela?” já foi um dos seus temas. “O correto é muçarela. Esse vocábulo provém do italiano ‘mozzarella’, diminutivo de mozza, cujo significado é leite de búfala ou de vaca talhado com uma espécie de fungo chamado mozze. O duplo ‘z’ de palavras italianas vira, em português, ‘ç’. Por isso, o correto é mesmo muçarela. Observo, porém, que a regra da transformação de duplo ‘z’ das palavras italianas para ‘ç’ em português não vale para pizza, vocábulo ainda não aportuguesado (portanto, ainda uma palavra estrangeira)”, explicou Marcelo Henrique.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78